domingo, 19 de dezembro de 2010

A prática desportiva

É importante para a vida de miúdos mas também de graúdos a prática desportiva, diversos benefícios tem sido apontados em termos de saúde e não só.
A prática desportiva, seja em que idade for, pode trazer benefícios físicos bem como psíquicos e sociais.
Como se sabe, não por apenas censo comum como também por diversos estudos efectuados que, a prática desportiva, ao nível físico, combate obesidade reduz as doenças cardiovasculares, fortalece os músculos, os ossos e as articulações.
Paralelamente aos benefícios físicos a prática desportiva também contribui ao nível psíquico privilegiando a auto estima por exemplo pelo desenvolvimento de novas capacidades.
Alem destas vertentes ao nível social, não menos importante nos dias de hoje, é privilegiado o desenvolvimento de laços sociais de amizade e dando ao individuo sentido de pertença e de grupo.
Jovens e graúdos podem com a prática desportiva aprender os VALORES:
* Da saúde, pois a prática desportiva apela à adopção de um estilo de vida saudável;
* Da cooperação, pois num desporto de equipa só se conseguem atingir os objectivos quando todos unem esforços em torno de um projecto comum;
* Do respeito e da amizade, ao reconhecer que todos erram e que o mais importante é apoiar os colegas nos maus momentos, para que os colegas façam o mesmo, criando-se novas amizades;
* Da justiça, recusando vantagens injustificadas e reconhecendo no adversário um elemento indispensável sem o qual não há competição;
* Da diversidade multicultural, pois na prática desportiva, o mesmo espaço é partilhado por indivíduos de diferentes meios económicos e culturais;
* Do empenho, pois aprende-se que para atingir um determinado objectivo é necessário, trabalho, esforço e dedicação;
* Finalmente e não menos importante, o valor da DERROTA, o desporto ensina a compreenderem que a vida se faz de sucessos e insucessos e que o importante é aprender com os insucessos que certamente irão surgir longo da vida.

Por isso pratique desporto e leve o seu filho a praticar desporto e quem sabe o ténis de mesa não seja o seu desporto de eleição.

1 comentário:

Ricardo Sousa disse...

Concordo em pleno com as palavras do meu colega de equipa. Acho estranho o de ver pessoas que dão tanto valor à vitória que quando começam a ter derrotas deixam de praticar esta bela modalidade. Fazer desporto é bom, mesmo ganhando ou perdendo.
Por exemplo no meu caso se eu não pratica-se desporto onde estaria eu?? Com a minha obesidade eu tenho é de praticar desporto e como eu todas as pessoas no mundo, para nos sentirmos bem.

Pratiquem desporto
de preferência o Ténis de Mesa :)